sexta-feira, 20 de maio de 2011

O CANTO NA LITURGIA

O canto na liturgia é uma das formas de vivenciarmos o Ministério celebrado na Liturgia, tem o sentido do louvor e da comunhão.

O canto não é o aspecto principal da Liturgia, mas está como colaborador da Igreja para conduzir os fieis à grande experiência do Mistério ali celebrado.

É de grande importância para ministros de música observar e ficar atentos para algumas orientações de como o canto deve ser aplicado na liturgia, o que os direcionarão para que seu trabalho seja realizado em comunhão com a nossa Santa Igreja.

Aí vão algumas dicas:

CANTO DE ENTRADA

Sendo ele um canto de acolhida, deve ser festivo, alegre e sempre um convite à assembléia para louvar a Deus. Podendo ser acompanhado por gestos corporais, dependendo do tempo litúrgico e da ocasião.

CANTO DO ATO PENITENCIAL

Deve expressar o sentimento de arrependimento da assembléia.

CANTO DO GLÓRIA

É o momento em que devemos louvar e agradecer ao nosso Deus pelo perdão de nossos pecados, esse canto deve conter Glória ao Pai, ao Filho e ao Espírito Santo”, sendo omitido nos tempos do “Advento” e da “Quaresma”.

SALMO RESPONSORIAL

Está ligado à primeira leitura e jamais deve ser substituído por cântico de meditação, sendo esse o canto mais importante na Liturgia da Palavra. O correto é que se cante o salmo do Dia.

CANTO DE ACLAMAÇÃO AO EVANGELHO

A aclamação mais utilizada é o “Aleluia”, seguida de uma pequena estrofe que prepara a liturgia do Evangelho. É importante lembrar que no tempo Quaresmal o “Aleluia” deve ser omitido.

PROFISSÃO DE FÉ

O canto é opcional, mas o melhor é que não se cante.

CANTO DAS OFERENDAS

O objetivo desse canto é criar uma atmosfera de alegria na generosidade, onde devemos ofertar verdadeiramente a nossa vida junto ao Cordeiro Imolado. É um dos cantos mais importantes da Liturgia.

SANTO

Constitui-se no canto mais importante da Missa. É uma aclamação feita exclusivamente a Deus Pai. Um erro que é bastante cometido é cantar o famoso “Hosana Rei”.

PAI-NOSSO

Só deve ser cantado se for um costume local e toda a assembléia conhecer bem o canto.

CANTO DE PAZ

Está a cargo do celebrante, se for conveniente, deve ser um canto que exprima fraternidade, amor ao irmão.

CANTO DO CORDEIRO

É um canto opcional, se for cantado, o recomendado é que sua letra seja a do texto original.

CANTO DE COMUNHÃO

Deve ser um canto de partilha que ressalte a presença viva de Jesus nas espécies do Vinho e do Pão. É recomendável não prolongar o canto mais que o necessário para que todos tenham recebido a “Eucaristia”.

AÇÃO DE GRAÇAS

Deve ser um canto que leve à adoração e ao louvor, Um momento de reflexão.

CANTO FINAL

Deve ser alegre, conduzindo os fiéis a viverem após a celebração o que ali vivenciaram e celebraram.

Paz e bem!


(Rodrigo Campos )